sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ambiente de trabalho: forma como relações sociais se dão no Brasil inibe inovação

De acordo com consultor, espera-se que ideias e respostas venham sempre dos líderes e inibe-se criatividade do liderado
Por Flávia Furlan Nunes, InfoMoney

De acordo com o consultor da empresa Inteligência Nacional, Paulo Benetti, o fato de as relações sociais no Brasil serem autocráticas, o que significa que espera-se que ideias e respostas venham dos líderes, inibe "drasticamente" a criatividade dos liderados.

"A criatividade está em todos nós, mas precisa ser estimulada. É importante que as empresas percebam que a inovação, a criatividade, dependem não apenas das pessoas, mas também de um ambiente que as estimule, de processos que as viabilize e da sua materialização em um resultado, um produto, uma ação", afirmou.

Hierarquia

Em empresas muito hierarquizadas e em que as pessoas seguem muitas normas, é praticamente impossível esperar que aconteça o fenômeno da inovação, já que os profissionais vão evitar situações de conflito.

Por outro lado, se um ambiente for bem conduzido, o consultor explicou que cerca da metade das boas ideias que a empresa adota passa a ser dada pelos colaboradores. "Mas há setores em que 90% das melhores ideias vêm de clientes, o que revela a importância de programas que deem aos clientes oportunidades de se expressar e interagir com você".

Papel do RH

Ainda segundo Benetti, a empresa que incentiva a inovação e a criatividade faz isso de forma natural. Porém, para aquelas que não atuam nesse sentido, o primeiro passo para promover a criatividade é mudar as relações de trabalho.

"É por isso que o tema da inovação afeta, diretamente, as áreas de Recursos Humanos, pois cabe a elas criar o ambiente ideal, que vai favorecer a criatividade. Isso passa pela revisão de modelos de gestão de pessoas e é algo que demanda tempo, perseverança e, acima de tudo, vontade de ser inovador".




2 comentários:

  1. Realmente precisamos enxergar a empresa de forma linear utilizando processos de forma informal onde todos tem iguais direitos e que possam se manifestar de forma a auxiliar nas melhorias da empresa. Hoje utiliza-se de forma exagerada o sistema formal hierarquico
    ( vertical) onde as ordens são comunicadas de cima para baixo e nem sempre chega às pessoas interessadas da mesma forma quando da saida dos superiores.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, bom dia!!!

    Infelizmente essa é uma realidade na maioria de nossas empresas. Muitas empresas pregam em seu discurso que a criatividade, porém sua estrutura hierárquica acaba podando toda e qualquer forma de inovação que possa surgir, principalmente quando os “criadores” se tornam ameaça para os demais colaboradores.

    Pesquisando vídeos para minhas aulas de planejamento, achei esse (link abaixo) interessante, pois no meio do vídeo o consultor relata que ainda tem empresários que querem contratar pessoas que saibam pouco temendo serem “roubados” por elas no futuro. Que tremendo absurdo, um empresário desse nível nunca vai crescer.

    http://www.youtube.com/watch?v=OvFRPswtcmk

    Abraço a todos,

    Luiz

    ResponderExcluir