quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pessoal, dêem uma olhada no blog do Luiz, "Aprender e Ensinar", o texto postado é muito bom!

http://eteccidadedolivro.blogspot.com/

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Saudações a todos.

    Pertinente e de grande valia esse texto para todos nós professores.

    A questão é que, trabalhar dessa forma se torna um pouco complicado quando não temos a atividade profissional de professor como sendo a única, pois esse tipo de abordagem para cada grupo de alunos exige uma preparação muito mais complexa e dedicada das aulas.

    Roger C. Gomes
    ETEC Avaré

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto sobre ensinar de formas diferente para pessoas diferentes. Corroborando a ideia do autor quero complementar suas ideias com algumas percepções minhas. Todos somos pessoas diferentes, então de certa forma, sempre temos que ensinar de forma diferente para pessoas diferentes. Neste sentido, apoiados por tecnologias de informação e comunicação essa tarefa pode ficar mair rica, ou seja, o professor tem mais oportunidades educacionais para atuar e o aluno para se colocar. Tarefa difícil, mas o terreno está aberto para nossos projetos e nossas profundas aspirações.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Boa noite professor, sou o Edson Etec Jau.
    Com relação aos cursos EAD, sou um granded incentivador.
    Estou sempre indicando endereços como do sebrae, sesi, senai, que oferecem cursos a distancia e gratuitos, oara os meus alunos, pois sei que sempre estarão enriquecendo seus curriculos.
    Sei que é dificil, principalmente para nos que temos muitas atividades, reservar tempo para estes cursos, mas sempre estou buscando fazer.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite pessoal,
    Hoje o professor deve estar sempre atualizado com os novos métodos de ensino, a diversificação de alunos na sala de aula e procurar transmitir a todos, os mesmos ensinamentos e as diversas técnicas de ensino, para que todos tenham a mesma oportunidade de aprendizagem. Por isso o professor deve ser o primeiro a se especializar.

    João G. Vono - Turma A - Esquema 1 - Botucatu

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito desse texto! Para ensinarmos, estamos passando por um constante processo de aprendizagem. O ensino para pessoas diferentes sempre existiu, e hoje é grande o conflito de gerações. Devemos "encurtar" a distancia alunos e professor para que todos aprendam da mesma forma.

    ResponderExcluir
  8. Realmente hoje o professor tem que estar atualizado, não tem como fugir dessa nova tendência educacional. O diferencial está em utilizar os recursos das EAD´s nas salas de aula. Postando textos e documentários em blog´s ou através do moodle.

    ResponderExcluir
  9. Acredito que realmente é impossível ensinar igualmente para todas as pessoas. Além disso concordo com o fato de que a educação vem dependendo cada vez menos do professor e sim do interesse de cada um. É impossível o professor absorver todo o conteudo existente para passar para seus alunos. Dessa forma torna-se extremamente necessário que nos conscientizemos que somos apenas agentes facilitadores e não possuidores do conhecimento pleno.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde pessoal
    Gostei muito do texto apresentado
    Hoje sabemos que há formas de ensinar que não se justificam mais. Perdemos tempo demais.Tanto professores como alunos temos a clara sensação de que em muitas aulas convencionais perdemos muito tempo.

    Podemos modificar a forma de ensinar e de aprender. Um ensinar mais compartilhado.orientado, coordenado pelo professor, mas com profunda participação dos alunos, individual e grupalmente, onde as tecnologias nos ajudarão muito, vem de encontro ao uso das novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia.
    Muito interessante o texto apresentado. Hoje temos que acompanhar as tendências e aplicá-las no nosso cotidiano, sendo ele à distância ou presencial, pois os alunos se interessam mais pela forma de apredizagem, que se assemelha a realidade deles.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,
    Mesmo com tanta tecnologia invadindo nossas salas de aula, continuo considerando que nenhuma delas substitui o professor, pois este tem o papel fundamental de instruir e direcionar os alunos.
    Se deixarmos nossos alunos presos somente à internet e à enxurrada de informações sem sentido que existe por aí, eles se tornarão profissionais vazios. Mas, se os instruirmos corretamente e cobrarmos deles os resultados, aí sim estaremos dando nossa contribuição para seu futuro.
    Os resultados que são apresentados pelos nossos alunos em sala de aula são, em partes, reflexo daquilo que estamos passando para eles, ou seja, nem sempre a desmotivação e o baixo rendimento é culpa somente deles, mas pode ser também nossa, por isso devemos a cada dia que passa renovarmos nossas metodologias e conhecimentos para que ambas as partes saiam ganhando.

    Um abraço
    Priscila Silva
    Turma B

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. O texto nos remete a pensar, o papel do professor hoje em dia é fazer da sala de aula um local onde todos participam com as diferentes formas de pensar de um mesmo assunto, fazendo os correções necessárias e conduzindo o grupo a novas descobertas.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite à todos!

    Como todos nós já sabemos, existem muitas fomas de aprendizado,a EAD é mais uma ferramenta a disposição. Como o próprio autor menciona " ensinar de formas diferentes, para pessoas diferentes".

    No nosso dia a dia devemos usar o bom censo e ter o equilíbrio necessário para escolher a ferramenta de ensino mais adequada a realiddade dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  16. Acredito que hoje temos que passar conhecimento, transmitir experiências aos alunos da maneira que eles entendam, ou seja, de acordo com a realidade atual. Hoje os alunos entram numa sala de aula totalmente informatizados, já tem vida social (mesmo sendo virtual), se comunicam, são ativos. Passar conhecimento para essa geração é um desafio, e ao meu ver, a melhor maneira de conseguir fazer isso, é utilizando de meios que eles mesmos utilizam. Chegar ao aluno através da realidade que ele vivencia, e trazer certos alunos à experiências ainda não conhecidas!

    ResponderExcluir
  17. Eu acredito que o professor, principalmente no ensino profissional, quase sempre não consegue dentro de uma sala de aula passar todo o conhecimento necessário para a formação ideal do aluno.
    Usar recursos tecnológicos, faz com que o professor estimule e direcione os alunos nas pesquisas para a complementação do aprendizado do aluno. E assim atingindo todos os alunos de uma forma direcionada.

    ResponderExcluir
  18. Concordo com o comentário do Igor, hoje em dia é um grande desafio passar conhecimento para a nova geração.
    Acredito eu que já consegui passar muito mais conhecimento para meus alunos em uma conversa, ou dando algum exemplo de algo que aconteceu comigo se referindo a matéria, do que muitas vezes utilizando teoria e mais teoria. Devemos trazer o aprendizado a realidade do aluno, mostrando realmente que o que esta sendo passado em sala, é o que o mercado de trabalho quer e espera dessa nova geração.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde,

    Interessante a idéia do autor em relação às formas de ensinar sabemos que cada uma tem sua individualidade inclusive o professor.
    É difícil definir um padrão de trabalho em sala de aula, cabe a nós educadores estar preparados em como ensinar pessoas diferentes de formas diferentes, voltamos ao ponto do encontro das gerações (X, Y, Z e BB) são várias formas de pensar, agir e aprender se encontrando de uma só vez. São em situações assim que visualizamos o professor como o facilitador de aprendizagem, o que ensina cada um da forma que ele precisa aprender.

    Turma B

    ResponderExcluir
  20. Bom dia,

    O texto nos remete a otimizar o tempo disponível para a realização de passagem de conhecimentos.
    Cabe a cada qual: otimizar segundo o potencial instalado em cada unidade de ensino e as capacidades de absorção existentes em cada grupo de aprendizado.

    Rogério Benedito de Camargo - turma A

    ResponderExcluir
  21. Bom dia professor e colegas.

    Como os colegas de curso citaram, é muito importante explorar métodos, formas e ferramentas que facilitem o aprendizado dos alunos. Teoria e conceitos são importantíssimos, mas sem um bom método de passar a informação, acabam se perdendo no caminho.

    ResponderExcluir
  22. Como no próprio texto podemos encontrar, não é possível para um professor competir com as mídias digitais, no que se diz respeito a oferta de conhecimento. O papel do professor dentro deste contexto será o de trabalhar valores norteadores do educando, valores que ele utilizará para conquistar seus objetivos, que são diferentes entre cada um deles.

    Márcio Morais, Turma A

    ResponderExcluir