Esse é um dos exemplos de problemas que a tecnologia pode trazer para os joves de hoje. A comunicação em casa principalmente com a família esta quase zero.
Por isso é que eu digo, a charge tá certinha! O MUNDO TÁ ERRADO. Infelizmente isso é realidade, estamos com tanta tecnologia perdendo o contato com nossos próprios familiares. Gostaria de chamar a atenção para essa música do Pe. Zézinho:
Das muitas coisas Do meu tempo de criança Guardo vivo na lembrança O aconchego de meu lar No fim da tarde Quando tudo se aquietava A família se ajuntava Lá no alpendre a conversar
Meus pais não tinham Nem escola e nem dinheiro Todo dia o ano inteiro Trabalhavam sem parar Faltava tudo Mas a gente nem ligava O importante não faltava Seu sorriso, seu olhar
Eu tantas vezes Vi meu pai chegar cansado Mas aquilo era sagrado Um por um ele afagava E perguntava Quem fizera estrepolia E mamãe nos defendia E tudo aos poucos se ajeitava
O sol se punha A viola alguém trazia Todo mundo então pedia Ver papai cantar pra gente Desafinado Meio rouco e voz cansada Ele cantava mil toadas Seu olhar no sol poente
Correu o tempo E eu vejo a maravilha De se ter uma família Enquanto muitos não a tem Agora falam Do desquite ou do divórcio O amor virou consórcio Compromisso de ninguém
Há tantos filhos Que bem mais do que um palácio Gostariam de um abraço E do carinho entre seus pais Se os pais amassem O divórcio não viria Chame a isso de utopia Eu a isso chamo paz.
Será que o nosso curso se fosse a distância teríamos adquirido a experiência que estamos adquirindo através das discussões.
A charge realmente mostra que a nossa realidade pode estar bem distante do abraço, do carinho e das relações pessoais entre nossos familiares e amigos.Devemos usar a tecnologia para que se estreitem esta relações e não o contrário. Prova mais uma vez que cada ferramenta deve ser bem definida para o uso. Abraços a todos
A tecnologia deve sempre trabalhar no sentido de melhorar o relacionamento entre os seres humanos,por isso deve ser escolhida para que seu uso seja o melhor possível.A charge mostra que o uso desta ferramenta esta sendo inadequada e cabe a nós educadores fazer com que aconteça de forma contrária.
Esse quadro expressa bem o que ocorre hoje em vários âmbitos da vida social. É a tecnologia da informação e comunicação que a princípio foi criada e desenvolvida para aproximar as pessoas e encurtar distâncias, surtindo efeito contrário. O que a televisão fazia com as famílias de forma limitada, a TIC faz de forma muito mais impactante. Mas, será que a culpa está na tecnologia? Não seria esse mais um problema cultural e familiar? Esse problema existe em famílias com todos os recursos tecnológicos a disposição, porém com uma estrutura familiar onde impera respeito, comunicação e amor efetivo? São questões a ser pensadas e repensadas, fica ai a proposta de reflexão.
Realmente é isso mesmo que ocorre hj em dia! Tecnologia aproximando quem está longe, distanciando quem está perto!
Nesse caso abordado pela charge, a tecnologia somente potencializou distâncias de relação humana já existentes. Esse tipo de fato, ocorre principalmente, onde as relações familiares não são fortes, ou quase inexistentes, e a válvula de escape acaba sendo a utilização de tecnologias que nos aproximam de pessoas que tenham mesmas afinidades que nós! A falta de relacionamento humano, aumenta o relacionamento virtual!
REALMENTE É UM DOS PARADIGMAS DA TECNOLOGIA, AO MESMO TEMPO QUE INTEGRA, TAMBÉM EXCLUI. MUITAS VEZES ISOLA PAIS DE FILHOS,MESMO TODOS ESTANDO NUMA MESMA CASA.
A JUVENTUDE DE UM MODO GERAL ESTÁ TORNANDO-SE UM POUCO EGOÍSTA E IMPACIENTE,POIS PARA ELES TUDO TEM QUE ACONTECER MUITO RÁPIDO, OU SEJA TUDO É PARA ONTEM. ALGUNS ADOLECENTES QUANDO ESTÃO EM FRENTE A UM COMPUTADOR, A CASA PODE ATÉ CAIR, QUE ELES NÃO ESTÃO NEM AÍ.
ACREDITO QUE OS PAIS DEVEM IMPOR DETERMINADOS LIMITES, MESCLANDO O USO DA INTERNET, COM ATIVIDADES QUE PROMOVAM O CONTATO SOCIAL DE UMA FORMA MAIS TRADICIONAL.
Bom dia.... É isso que ocorre na maioria dos lares hoje. É a mais pura realidade. Vizinhos, colegas de trabalho, etc. só se comunicam através das tecnologias. A comunicação está mais rápida, porém aumentando as distâncias. Pessoas próximas não se conhecem pessoalmente, mas se falam todos os dias através das redes de relacionamentos.
Grande parte das famílias é realmente isto o que acontece, é o preço do avanço tecnológico, lembramos que as famílias de certo tempo atrás se reunia para ouvir os mais velhos a contar estórias , tocar alguns instrumentos e depois quando surgiu o rádio para ouvir músicas. Pergunto quais eram as opções desse tempo com uma população extremamente rural? A Tendência hoje infelizmente é o que mostra charge.
Vejam o vídeo da moça que cai em uma fonte num shopping. O mundo dela era uma tela LED de 11. Acho q isso resume bem essa charge, toda a realidade em sua volta se resumiu a interação vivida em seu smartphone.
Sabem que isso acontece comigo, tenho dois filhos, uma menina de 5 anos que já acessa os sites de crianças, é lógico que sempre vigiada e o menino que tem 14 anos, que muitas vezes conversa comigo pelo MSN, não vejo problemas, pois é uma maneira de estarmos mais ainda conectados ou juntos. Não dispenso as refeições e outros instantes do cotidiano familiar ficarmos todos juntos.
Isso realmente acontece, porém não podemos esquecer que isso também se dá com a televisão há muito tempo. A maioria dos lares possui aparelhos de tv em todos os cômodos o que acaba separando a família que pouco se reúne.
Retrata perfeitamente a aproximação e o distanciamento em relação às TICs. Aproximação pois apesar de tudo, a família está conversando e distanciamento, pois os pais precisam entrar na realidade onde está o filho para trazê-lo a (sua) outra realidade. Faz a gente pensar... Abraços
A tecnologia pode ter um bom uso ou um mau uso conforme a personalidade das pessoas… é ai que entra a formação da família, orientando as crianças e impondo limites… Esta tecnologia pode ser usada para encurtar distancias (por exemplo, converso com meus sobrinhos de outra cidade pelo MSN) ou aumentar distancias como no caso da charge utilizada neste artigo. gostei do comnetário do Prof. Beto, incluindo a letra desta musica que tem muito a ver com o que acontece atualmente com nossa sociedade.... Sérgio Luiz Rodorigues fatec - jaú
A charge é engraçada, mas infelizmente é algo que deve acontecer em muitas familias. A tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas, porem a imaturidade faz com que pessoas a utilizam de forma errada. E o mesmo meio que serve para aproximar pessoas , tambem serve para distanciar as pessoas. Eu tenho um priminho de 7 anos, que tinha muitas dificuldades de aprendizagem, principalmente para ler e o interesse por redes de relacionamento como o msn e o orkut, foi o que deu motivação para que ele aprendesse a ler.
Boa Noite, infelizmente isto e fato.Digo infelizmente porque tantos TIC, nos amplia conhecimentos .......Mas será que não esta nos tornando muitos dependentes da tecnologia a ponto de colocar o relacionamento humano(amor, respeito com o próximo) em segundo plano? Rebeca Souza Turma A
A tecnologia deve sempre trabalhar no sentido de melhorar o relacionamento entre os seres humanos.A charge mostra que o uso desta ferramenta esta sendo inadequada e cabe a nós educadores fazer com que aconteça de forma contrária.Mas será que estamos preparados para isto? Não seria assumir muita responsabilidade para nos educadores? Cleusa Assis Turma A
A tecnologia afasta o ser humano de suas verdadeiras origens, por outro lado nos coloca em uma realidade virtual, casamento hoje se acha na internet, e a família também se acha na internet, a realidade hoje é essa, como retornar as origens?
Essa charge mostra os dois lados da tecnologia: primeiramente evidencia a facilidade e a mobilidade que nós -e principalmente nossos jovens- temos com a internet. O acesso às informações é rapido, o conhecimento se globalizou e a comunicação se alastra. Porém, as relações interpessoais tem se afastado cada vez mais, pois passamos a maior parte dos nosso tempo conectados. Esquecemos mtas vezes como é o abraço, o bom dia dado pessoalmente... Como disse o Felipe, estamos aproximando distancias e distanciando proximidades!!Ontem li no twitter uma "fala" engraçada de um aluno: "quem bom seria se os amigos virtuais pudessem sair pela impressora..." Enfim, adorei a colocação do colega Beto que mto bem salientou a música linda do Padre Zézinho e do colega Jayme que ressaltou a importância dos pais em colocar limites para seus filhos. Senão, se a distancia pessoal e social continuar crescendo, estaremos possibilitando o surgimento de novos "Wellingtons"... É para se pensar.
Essa é a realidade que nos envolve nos dia de hoje. Isso aumenta cada vez mais a distancia física que é muito importante para o desenvolvimento das pessoas (família, amigos). Estamos sendo envolvidos por um mundo virtual.
Infelizmente a charge relata exatamente o que a tecnologia traz de bom e ruim para o convívio social, no mesmo tempo que ela une ela afasta as pessoas. Antigamente era comum você sair de sua casa pra ir conversar com um vizinho, hoje em dia isso é muito raro acontecer, o contato pessoal deixou de existir. Dentro das próprias famílias é comum você se deparar com a história da charge, são muitos os jovens que troca uma conversa com os pais por horas em frente a um computador. Concordo com o colega Beto que mencionou a música do Padre Zezinho não é a toa que tem como nome “Utopia”.
Hoje em dia o interesse em ficar ligado com todos e ao mesmo tempo, sem querer as pessoas fecham-se, e as vezes é necessário dar um "choque" para voltar a realidade.
A charge mostra as facilidades da vida digital, até mesmo em comunicações muito próximas. Hoje em dia as tecnologias estão presentes de forma muito simples, práticas e com muitas facilidades.
O avanço da tecnologia foi o grande responsável pelo desenvolvimento de redes globais de conhecimento e veio como um simplificador e facilitador para nossas vidas,entretanto afastou os relacionamentos interpessoais, em muitos lares perdeu-se o convívio entre os membros da família.
Boa noite Pessoal! Acredito que a situação retratada nessa charge realmente vem ocorrendo nas nossas casas, Mas não concordo que a tecnologia, no caso a internet, seja a causa desse distanciamento familiar, pra dizer bem a verdade, nem sei se existe o tal distanciamento, penso que nessas comparações entre o que ocorre "hoje em dia" e "como era antigamente" pesa muito um sentimento bem comum a todas as gerações: Nostalgia. Gente, tentem se lembrar a primeira vez que ouviram essas expressões que tendem a comparar situações passadas e presentes. Impossível, imagino. O seu avô falava isso, os seus pais falavam isso, e cá estamos nós, com saudades de coisas que provavelmente nunca existiram. Ora a culpa foi do rádio,da televisão, ora das telenovelas... quantos de nós ja ouvimos "fica quieto que estou assistindo a novela!"??? E a relação das famílias que viviam (algumas ainda vivem) sem recurso audiovisual algum, nem mesmo energia elétrica, eram boas? Fantásticas imagino. Mentira! Ouço frequentemente relato de pessoas que viveram essa situação. e nunca sequer abraçaram seus pais. Gente que tem que fazer tratamento pra conseguir expressar algum sentimento, mesmo que eles existam verdadeiramente em suas mentes. A família do Pe Zezinho é realmente linda, mas não é a nossa realidade e nunca foi. Salvo raros casos, as famílias começam em qualquer derepende, elas se fragmentam por falta de amor e a realidade e o dia a dia separam sim um casal, em especial o que é muito sonhador! Se o seu filho tiver uma comunidade "minha mãe é a melhor", "eu amo meu pai", entenda isso como uma demonstração de sentimento verdadeira, afinal, pra ele, o Orkut é coisa séria! Se duvida, é só lembra daquele diário ridículo que nós tínhamos, onde nossas declarações de afeto eram postadas pra ninguém nunca poder ler, mas eram verdadeiras...
LAMENTO INFORMAR, MAS EU SOU VÍTIMA DA TECNOLOGIA: LIGO TODO DIA DE MANHÃ DO MEU QUARTO PARA CHAMAR O MEU FILHO, NO QUARTO AO LADO, PARA ELE NÃO ATRASAR PARA O CURSINHO...
Não me espantei com tal Charge, realmente é nossa realidade. Infelizmente a tecnologia muitas vezes 'afasta' o ser humano, cabe a cada um saber utilizar da melhor maneira e não deixar a vida se tornar muito mais social na internet do que fisicamente com os mais próximos.
A tecnologia afeta a sociedade em todos os aspectos, financeiros, sociais, políticos e etc. Cabe a nós sabermos a melhor maneira de conciliarmos tudo de forma que nada fique de lado.
Não seria uma charge se cada um de nos não nos sentissemos um pouco nessa realidade. Muitas vezes a disponibilidade de horários faz com que o auxilio de um computador para a comunicação seja fundamental ja que não hà tempo e espaço. Assim como nós aqui no blog podemos perceber cada um tem um tempo diferente destinado ao curso, outra forma que não a internet inviabilizaria um trabalho tão interessante quanto este onde podemos interagir com todos a todo o tempo.
O avanço tecnológico possibilitou o surgimento dessa modalidade de ensino, e deu a oportunidade a um grande número de pessoas de estudar e melhorar de vida. É a democratização do ensino. O EAD encurtou distâncias, e fez com que o tempo não fosse mais empecilho; possibilitou às pessoas que moram em localidades onde não há escolas técnico-profissionalizantes, cursos de graduação ou de pós-graduação, estudar através do computador, no horário que melhor lhe conviesse. Hoje o ensino á distância é apenas uma opção, mas no futuro dominará o ensino técnico e universitário. Esse tipo de ensino por um bom tempo não encontrará limites, já que seu desenvolvimento está ligado à evolução tecnológica, que caminha a passos largos.
Com tantos comentários interessantes e pertinentes dos colegas do curso fica difícil escrever alguma coisa que não seja mais do mesmo.
De qualquer forma, a charge representa muito bem o conflito paradoxal dos resultados do uso das TICs: da união e compartilhamento para o isolamento da vida humana há uma tênue fronteira.
Também gostaria de postar uma imagem que achei bastante propícia para o tema mas não encontrei como fazer. Vou enviar ao e-mail do prof. Alexandre e talvez depois ele insira no blog.
Diante da evolução tecnológica, é importante que o professor esteja consciente, preparado e disposto a acompanhá-las, pois só assim conseguirá acompanhar as idéias e sanar as necessidades de seus alunos. É claro, que nem sempre é fácil, mas é importante, para o professor, buscar a reciclagem, o conhecimento das tecnologias, para que assim consiga responder as expectativas de seus alunos e haja a troca de conhecimentos de forma comum e coletiva.
Equilíbrio, apenas isso. O "efeito casulo" que acontece principalmente nas grandes cidades é resultado de uma política ineficaz, e não deve ser relacionado a ascensão das ferramentas tecnológicas. Algumas coisas são realmente muito mais práticas quando realizadas no computador, não vejo sentido em enfrentar filas hoje em dia. Uma vídeo-conferência também reduz custos e trás mais conforto. É possível se relacionar também com pessoas interessantes na internet, pessoas que jamais encontraríamos em nossas cidades, que realizam ótimos trabalhos e são referências em algumas áreas. Contudo, é preciso tomar cuidado com exageros, levando uma vida de ficção, imerso na matrix.
Pessoal, essa deve ser com certeza a realidade de muitas familias hoje em dia. Se comunicam mais pela rede do que pessoalmente..
ResponderExcluirAbraços
Luiz Américo
Nossas relações de hoje em dia...
ResponderExcluirAcredito que os danos causados ao ser humano serão maiores do que a praticidade.
Isso é a tecnologia mudando o comportamento do ser humano. Problema vai ser quando a tecnologia começar a pensar pelo homem.
ResponderExcluirAté mais.
Esse é um dos exemplos de problemas que a tecnologia pode trazer para os joves de hoje. A comunicação em casa principalmente com a família esta quase zero.
ResponderExcluirAté amanhã pessoal,
Abraços
Por isso é que eu digo, a charge tá certinha! O MUNDO TÁ ERRADO. Infelizmente isso é realidade, estamos com tanta tecnologia perdendo o contato com nossos próprios familiares. Gostaria de chamar a atenção para essa música do Pe. Zézinho:
ResponderExcluirDas muitas coisas
Do meu tempo de criança
Guardo vivo na lembrança
O aconchego de meu lar
No fim da tarde
Quando tudo se aquietava
A família se ajuntava
Lá no alpendre a conversar
Meus pais não tinham
Nem escola e nem dinheiro
Todo dia o ano inteiro
Trabalhavam sem parar
Faltava tudo
Mas a gente nem ligava
O importante não faltava
Seu sorriso, seu olhar
Eu tantas vezes
Vi meu pai chegar cansado
Mas aquilo era sagrado
Um por um ele afagava
E perguntava
Quem fizera estrepolia
E mamãe nos defendia
E tudo aos poucos se ajeitava
O sol se punha
A viola alguém trazia
Todo mundo então pedia
Ver papai cantar pra gente
Desafinado
Meio rouco e voz cansada
Ele cantava mil toadas
Seu olhar no sol poente
Correu o tempo
E eu vejo a maravilha
De se ter uma família
Enquanto muitos não a tem
Agora falam
Do desquite ou do divórcio
O amor virou consórcio
Compromisso de ninguém
Há tantos filhos
Que bem mais do que um palácio
Gostariam de um abraço
E do carinho entre seus pais
Se os pais amassem
O divórcio não viria
Chame a isso de utopia
Eu a isso chamo paz.
Será que o nosso curso se fosse a distância teríamos adquirido a experiência que estamos adquirindo através das discussões.
Abraço a todos.
Pior que essa é muitas vezes a realidade de cada um de nós. A tecnologia aproxima quem está longe, mas distancia quem está ao nosso lado.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA charge realmente mostra que a nossa realidade pode estar bem distante do abraço, do carinho e das relações pessoais entre nossos familiares e amigos.Devemos usar a tecnologia para que se estreitem esta relações e não o contrário. Prova mais uma vez que cada ferramenta deve ser bem definida para o uso.
ResponderExcluirAbraços a todos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA tecnologia deve sempre trabalhar no sentido de melhorar o relacionamento entre os seres humanos,por isso deve ser escolhida para que seu uso seja o melhor possível.A charge mostra que o uso desta ferramenta esta sendo inadequada e cabe a nós educadores fazer com que aconteça de forma contrária.
ResponderExcluirPessoal, saudações.
ResponderExcluirEsse quadro expressa bem o que ocorre hoje em vários âmbitos da vida social. É a tecnologia da informação e comunicação que a princípio foi criada e desenvolvida para aproximar as pessoas e encurtar distâncias, surtindo efeito contrário. O que a televisão fazia com as famílias de forma limitada, a TIC faz de forma muito mais impactante.
Mas, será que a culpa está na tecnologia? Não seria esse mais um problema cultural e familiar? Esse problema existe em famílias com todos os recursos tecnológicos a disposição, porém com uma estrutura familiar onde impera respeito, comunicação e amor efetivo?
São questões a ser pensadas e repensadas, fica ai a proposta de reflexão.
Roger Gomes
ETEC, Avaré.
Bom Dia,
ResponderExcluirRealmente é isso mesmo que ocorre hj em dia! Tecnologia aproximando quem está longe, distanciando quem está perto!
Nesse caso abordado pela charge, a tecnologia somente potencializou distâncias de relação humana já existentes. Esse tipo de fato, ocorre principalmente, onde as relações familiares não são fortes, ou quase inexistentes, e a válvula de escape acaba sendo a utilização de tecnologias que nos aproximam de pessoas que tenham mesmas afinidades que nós! A falta de relacionamento humano, aumenta o relacionamento virtual!
Abraços!
BOA NOITE À TODOS!
ResponderExcluirREALMENTE É UM DOS PARADIGMAS DA TECNOLOGIA, AO MESMO TEMPO QUE INTEGRA, TAMBÉM EXCLUI. MUITAS VEZES ISOLA PAIS DE FILHOS,MESMO TODOS ESTANDO NUMA MESMA CASA.
A JUVENTUDE DE UM MODO GERAL ESTÁ TORNANDO-SE UM POUCO EGOÍSTA E IMPACIENTE,POIS PARA ELES TUDO TEM QUE ACONTECER MUITO RÁPIDO, OU SEJA TUDO É PARA ONTEM. ALGUNS ADOLECENTES QUANDO ESTÃO EM FRENTE A UM COMPUTADOR, A CASA PODE ATÉ CAIR, QUE ELES NÃO ESTÃO NEM AÍ.
ACREDITO QUE OS PAIS DEVEM IMPOR DETERMINADOS LIMITES, MESCLANDO O USO DA INTERNET, COM ATIVIDADES QUE PROMOVAM O CONTATO SOCIAL DE UMA FORMA MAIS TRADICIONAL.
JAYME NOGUEIRA_TURMA B_ESQUEMA1_FATEC_BOTUCATU.
Bom dia....
ResponderExcluirÉ isso que ocorre na maioria dos lares hoje. É a mais pura realidade. Vizinhos, colegas de trabalho, etc. só se comunicam através das tecnologias. A comunicação está mais rápida, porém aumentando as distâncias. Pessoas próximas não se conhecem pessoalmente, mas se falam todos os dias através das redes de relacionamentos.
Grande parte das famílias é realmente isto o que acontece, é o preço do avanço tecnológico, lembramos que as famílias de certo tempo atrás se reunia para ouvir os mais velhos a contar estórias , tocar alguns instrumentos e depois quando surgiu o rádio para ouvir músicas. Pergunto quais eram as opções desse tempo com uma população extremamente rural? A Tendência hoje infelizmente é o que mostra charge.
ResponderExcluirVejam o vídeo da moça que cai em uma fonte num shopping. O mundo dela era uma tela LED de 11. Acho q isso resume bem essa charge, toda a realidade em sua volta se resumiu a interação vivida em seu smartphone.
ResponderExcluirFelipe G de Piere Turma B
Boa noite amigos e Prof. Alexandre,
ResponderExcluirSabem que isso acontece comigo, tenho dois filhos, uma menina de 5 anos que já acessa os sites de crianças, é lógico que sempre vigiada e o menino que tem 14 anos, que muitas vezes conversa comigo pelo MSN, não vejo problemas, pois é uma maneira de estarmos mais ainda conectados ou juntos. Não dispenso as refeições e outros instantes do cotidiano familiar ficarmos todos juntos.
João G. Vono – Turma A
Isso realmente acontece, porém não podemos esquecer que isso também se dá com a televisão há muito tempo. A maioria dos lares possui aparelhos de tv em todos os cômodos o que acaba separando a família que pouco se reúne.
ResponderExcluirJanaína
Retrata perfeitamente a aproximação e o distanciamento em relação às TICs. Aproximação pois apesar de tudo, a família está conversando e distanciamento, pois os pais precisam entrar na realidade onde está o filho para trazê-lo a (sua) outra realidade.
ResponderExcluirFaz a gente pensar...
Abraços
A tecnologia pode ter um bom uso ou um mau uso conforme a personalidade das pessoas… é ai que entra a formação da família, orientando as crianças e impondo limites…
ResponderExcluirEsta tecnologia pode ser usada para encurtar distancias (por exemplo, converso com meus sobrinhos de outra cidade pelo MSN) ou aumentar distancias como no caso da charge utilizada neste artigo.
gostei do comnetário do Prof. Beto, incluindo a letra desta musica que tem muito a ver com o que acontece atualmente com nossa sociedade....
Sérgio Luiz Rodorigues
fatec - jaú
A charge é engraçada, mas infelizmente é algo que deve acontecer em muitas familias. A tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas, porem a imaturidade faz com que pessoas a utilizam de forma errada. E o mesmo meio que serve para aproximar pessoas , tambem serve para distanciar as pessoas.
ResponderExcluirEu tenho um priminho de 7 anos, que tinha muitas dificuldades de aprendizagem, principalmente para ler e o interesse por redes de relacionamento como o msn e o orkut, foi o que deu motivação para que ele aprendesse a ler.
Boa Noite, infelizmente isto e fato.Digo infelizmente porque tantos TIC, nos amplia conhecimentos .......Mas será que não esta nos tornando muitos dependentes da tecnologia a ponto de colocar o relacionamento humano(amor, respeito com o próximo) em segundo plano?
ResponderExcluirRebeca Souza
Turma A
A tecnologia deve sempre trabalhar no sentido de melhorar o relacionamento entre os seres humanos.A charge mostra que o uso desta ferramenta esta sendo inadequada e cabe a nós educadores fazer com que aconteça de forma contrária.Mas será que estamos preparados para isto? Não seria assumir muita responsabilidade para nos educadores?
ResponderExcluirCleusa Assis
Turma A
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA tecnologia afasta o ser humano de suas verdadeiras origens, por outro lado nos coloca em uma realidade virtual, casamento hoje se acha na internet, e a família também se acha na internet, a realidade hoje é essa, como retornar as origens?
ResponderExcluirEssa charge mostra os dois lados da tecnologia: primeiramente evidencia a facilidade e a mobilidade que nós -e principalmente nossos jovens- temos com a internet. O acesso às informações é rapido, o conhecimento se globalizou e a comunicação se alastra. Porém, as relações interpessoais tem se afastado cada vez mais, pois passamos a maior parte dos nosso tempo conectados. Esquecemos mtas vezes como é o abraço, o bom dia dado pessoalmente...
ResponderExcluirComo disse o Felipe, estamos aproximando distancias e distanciando proximidades!!Ontem li no twitter uma "fala" engraçada de um aluno: "quem bom seria se os amigos virtuais pudessem sair pela impressora..."
Enfim, adorei a colocação do colega Beto que mto bem salientou a música linda do Padre Zézinho e do colega Jayme que ressaltou a importância dos pais em colocar limites para seus filhos. Senão, se a distancia pessoal e social continuar crescendo, estaremos possibilitando o surgimento de novos "Wellingtons"... É para se pensar.
abraços
Juliana Corvino - prof. etec Botucatu
Bom dia,
ResponderExcluirEssa é a realidade que nos envolve nos dia de hoje. Isso aumenta cada vez mais a distancia física que é muito importante para o desenvolvimento das pessoas (família, amigos). Estamos sendo envolvidos por um mundo virtual.
Boa noite, professor
ResponderExcluirInfelizmente a charge relata exatamente o que a tecnologia traz de bom e ruim para o convívio social, no mesmo tempo que ela une ela afasta as pessoas. Antigamente era comum você sair de sua casa pra ir conversar com um vizinho, hoje em dia isso é muito raro acontecer, o contato pessoal deixou de existir.
Dentro das próprias famílias é comum você se deparar com a história da charge, são muitos os jovens que troca uma conversa com os pais por horas em frente a um computador. Concordo com o colega Beto que mencionou a música do Padre Zezinho não é a toa que tem como nome “Utopia”.
Glaciele
Turma B
Sei que esta é uma realidade para muitos, mas ainda não processo muito bem.
ResponderExcluirPrefiro o mundo real, o palpável!
Carolina Criscuolo
Boa tarde,
ResponderExcluirEssa charge me fez pensar em nosso debate na aula do dia 02/04: Pontos fortes e fracos do uso dos TICs na vida social.
Priscila Silva
Turma B
Hoje em dia o interesse em ficar ligado com todos e ao mesmo tempo, sem querer as pessoas fecham-se, e as vezes é necessário dar um "choque" para voltar a realidade.
ResponderExcluirTemos que ter em mente que a tecnologia é para facilitar a vida, No caso da charge devemos perguntar quem comanda quem?
ResponderExcluirEsta charge é uma quebra de paradigma na comunicação familiar, e a forma como o individuo se adapta a meio, muito boa!!!
ResponderExcluirAndre Luis de Oliveira
Turma A
A charge mostra as facilidades da vida digital, até mesmo em comunicações muito próximas. Hoje em dia as tecnologias estão presentes de forma muito simples, práticas e com muitas facilidades.
ResponderExcluirSimone Montanha - Turma A
O avanço da tecnologia foi o grande responsável pelo desenvolvimento de redes globais de conhecimento e veio como um simplificador e facilitador para nossas vidas,entretanto afastou os relacionamentos interpessoais, em muitos lares perdeu-se o convívio entre os membros da família.
ResponderExcluirIngrid de S. Santos
Turma A
Boa noite Pessoal!
ResponderExcluirAcredito que a situação retratada nessa charge realmente vem ocorrendo nas nossas casas, Mas não concordo que a tecnologia, no caso a internet, seja a causa desse distanciamento familiar, pra dizer bem a verdade, nem sei se existe o tal distanciamento, penso que nessas comparações entre o que ocorre "hoje em dia" e "como era antigamente" pesa muito um sentimento bem comum a todas as gerações: Nostalgia.
Gente, tentem se lembrar a primeira vez que ouviram essas expressões que tendem a comparar situações passadas e presentes. Impossível, imagino.
O seu avô falava isso, os seus pais falavam isso, e cá estamos nós, com saudades de coisas que provavelmente nunca existiram.
Ora a culpa foi do rádio,da televisão, ora das telenovelas... quantos de nós ja ouvimos "fica quieto que estou assistindo a novela!"???
E a relação das famílias que viviam (algumas ainda vivem) sem recurso audiovisual algum, nem mesmo energia elétrica, eram boas? Fantásticas imagino. Mentira! Ouço frequentemente relato de pessoas que viveram essa situação. e nunca sequer abraçaram seus pais. Gente que tem que fazer tratamento pra conseguir expressar algum sentimento, mesmo que eles existam verdadeiramente em suas mentes.
A família do Pe Zezinho é realmente linda, mas não é a nossa realidade e nunca foi.
Salvo raros casos, as famílias começam em qualquer derepende, elas se fragmentam por falta de amor e a realidade e o dia a dia separam sim um casal, em especial o que é muito sonhador!
Se o seu filho tiver uma comunidade "minha mãe é a melhor", "eu amo meu pai", entenda isso como uma demonstração de sentimento verdadeira, afinal, pra ele, o Orkut é coisa séria!
Se duvida, é só lembra daquele diário ridículo que nós tínhamos, onde nossas declarações de afeto eram postadas pra ninguém nunca poder ler, mas eram verdadeiras...
LAMENTO INFORMAR, MAS EU SOU VÍTIMA DA TECNOLOGIA: LIGO TODO DIA DE MANHÃ DO MEU QUARTO PARA CHAMAR O MEU FILHO, NO QUARTO AO LADO, PARA ELE NÃO ATRASAR PARA O CURSINHO...
ResponderExcluirNão me espantei com tal Charge, realmente é nossa realidade. Infelizmente a tecnologia muitas vezes 'afasta' o ser humano, cabe a cada um saber utilizar da melhor maneira e não deixar a vida se tornar muito mais social na internet do que fisicamente com os mais próximos.
ResponderExcluirA tecnologia afeta a sociedade em todos os aspectos, financeiros, sociais, políticos e etc. Cabe a nós sabermos a melhor maneira de conciliarmos tudo de forma que nada fique de lado.
ResponderExcluirBoa Noite.
ResponderExcluirNão seria uma charge se cada um de nos não nos sentissemos um pouco nessa realidade.
Muitas vezes a disponibilidade de horários faz com que o auxilio de um computador para a comunicação seja fundamental ja que não hà tempo e espaço.
Assim como nós aqui no blog podemos perceber cada um tem um tempo diferente destinado ao curso, outra forma que não a internet inviabilizaria um trabalho tão interessante quanto este onde podemos interagir com todos a todo o tempo.
Vinícius Bardella
Bom dia!
ResponderExcluirA tecnologia é ótima. Mas daí a tornar o elemento humano uma ilha, sinto muito. Deve-se impor limites. A convivência social real, não caiu em desuso.
Rogério Benedito de Camargo - turma A
Boa tarde pessoal,
ResponderExcluirO avanço tecnológico possibilitou o surgimento dessa modalidade de ensino, e deu a oportunidade a um grande número de pessoas de estudar e melhorar de vida. É a democratização do ensino.
O EAD encurtou distâncias, e fez com que o tempo não fosse mais empecilho; possibilitou às pessoas que moram em localidades onde não há escolas técnico-profissionalizantes, cursos de graduação ou de pós-graduação, estudar através do computador, no horário que melhor lhe conviesse.
Hoje o ensino á distância é apenas uma opção, mas no futuro dominará o ensino técnico e universitário.
Esse tipo de ensino por um bom tempo não encontrará limites, já que seu desenvolvimento está ligado à evolução tecnológica, que caminha a passos largos.
José Eduardo Carrara
Turma A
Olá a todos!
ResponderExcluirCom tantos comentários interessantes e pertinentes dos colegas do curso fica difícil escrever alguma coisa que não seja mais do mesmo.
De qualquer forma, a charge representa muito bem o conflito paradoxal dos resultados do uso das TICs: da união e compartilhamento para o isolamento da vida humana há uma tênue fronteira.
Também gostaria de postar uma imagem que achei bastante propícia para o tema mas não encontrei como fazer. Vou enviar ao e-mail do prof. Alexandre e talvez depois ele insira no blog.
Rogério Ferreira Sgoti
Turma A
Diante da evolução tecnológica, é importante que o professor esteja consciente, preparado e disposto a acompanhá-las, pois só assim conseguirá acompanhar as idéias e sanar as necessidades de seus alunos.
ResponderExcluirÉ claro, que nem sempre é fácil, mas é importante, para o professor, buscar a reciclagem, o conhecimento das tecnologias, para que assim consiga responder as expectativas de seus alunos e haja a troca de conhecimentos de forma comum e coletiva.
Equilíbrio, apenas isso.
ResponderExcluirO "efeito casulo" que acontece principalmente nas grandes cidades é resultado de uma política ineficaz, e não deve ser relacionado a ascensão das ferramentas tecnológicas. Algumas coisas são realmente muito mais práticas quando realizadas no computador, não vejo sentido em enfrentar filas hoje em dia. Uma vídeo-conferência também reduz custos e trás mais conforto. É possível se relacionar também com pessoas interessantes na internet, pessoas que jamais encontraríamos em nossas cidades, que realizam ótimos trabalhos e são referências em algumas áreas. Contudo, é preciso tomar cuidado com exageros, levando uma vida de ficção, imerso na matrix.
Márcio Morais, Turma A.